quarta-feira, 18 de abril de 2012

Influência das redes sociais na vida dos jovens

A participação de jovens e adolescentes nos diversos ambientes virtuais é uma relalidade muito intensa. Redes sociais como o Orkut, Twitter, Facebook, MSN, entre outras são muito atrativos para todos. 
A comunicação é o ponto alto desta influência. Ainda que seja uma comunicação pouco produtiva, mas ela existe e está caracterizada pelo chamado “estar conectado”.
A internet pode estar provocando uma mudança saudável na vida de jovens e adolescentes que é tirar o foco da TV, que historicamente sempre provocou uma influência muito negativa na vida das pessoas.
A internet possibilidade um ambiente estudantil muito rico, com conteúdos audiovisuais dos mais diversos tipos. Não há nenhum paralelo na história do homem que possibilitou tanta facilidade para estudar. Se esses jovens tirarem proveito disso, o ganho será enorme.
A atividade online dos brasileiros é uma das maiores do mundo. 
Há também uma influência muito negativa na vida desses jovens que é uma exposição muito grande, esse tipo de comportamento abre brechas de segurança e expõe suas vidas de uma forma desnecessária. Deixar número de telefone, fotos e endereços pessoais em redes sociais é uma prática perigosa.
As redes sociais fazem parte da vida do jovem de uma forma tão intensa que 10% ou mais deles não conseguiriam ficar sem acessar as redes e cerca de 10% só conseguiria ficar desconectado por um dia. Estes ambientes são importantes para os jovens porque é neles que os jovens se atualizam e interagem com os amigos.
Em questão de preferência quanto às redes sociais, o Twitter está na frente para os jovens, inclusive no uso para se relacionar com marcas e empresas. O Facebook é a rede dos aplicativos e jogos, já o Orkut faz mais sucesso entre os de menor idade para postar fotos, vídeos e mensagens particulares. O Facebook é usado para as mesmas atividades, porém pelos mais velhos.
Quanto à privacidade, os jovens não estão seguros em divulgar algumas de suas informações, mesmo no caso de cadastros e compra de créditos para jogos.
Falando em compras e relacionamento com empresas, grande parte dos jovens fazem pesquisas nas redes sociais antes de comprar, mas não há marca que tenha grande destaque nas redes sociais. Mais da metade diz não ser impactado por publicidade em redes sociais, mas quase 70% faz pesquisas nas redes antes de comprar um produto/serviço. Nestas pesquisas, as opiniões de colegas, amigos e família influenciam mais a compra do que a publicidade. Neste assunto, os jovens preferem interatividade como promoções, jogos, aplicativos e testes.

Júlia Galdeano n17, 1ºA

O Twitter


O Twitter é uma rede social que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como “tweets"), por meio do website do serviço, por SMS ou por  softwares específicos. 
As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las. 
Desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter ganhou uma grande notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é chamado de  "SMS da Internet".
O Twitter possui diversas ferramentas. Entre elas o retweet (uma função do que consiste em replicar uma determinada mensagem de um usuário para a lista de seguidores, dando crédito a seu autor original), o Twitter List (recurso disponível que permite ao usuário criar listas compartilháveis de usuários), os Trending Topics ou TTs (lista em tempo real das frases mais publicadas no Twitter pelo mundo todo), o API (sorteios, promoções, e até mesmo uma análise mais aprofundada da opinião dos usuários a respeito da sua marca ou serviço pode ser feita através dele) etc.
A empresa não informa oficialmente o numero de contas ativas, mas em novembro de 2008 Jeremiah Owyang estimou que o Twitter possuía entre 4 a 5 milhões de usuários. Já em maio de 2009, outro estudo analisou mais de 11 milhões e meio de contas de usuários. 
Em fevereiro de 2009 o blog "Compete.com" elegeu o Twitter em terceiro lugar como a rede social mais usada. 
Posteriormente, em 14 de setembro de 2010, o Twitter divulgou em seu próprio site o número total de usuários registrados: 175 milhões.

Júlia Galdeano, n17 1ºA


O que são Redes Sociais?

Redes sociais são um meio de se conectar com outras pessoas na internet, se mantendo em contato com amigos ou conhecendo novos. Em redes sociais também é possível manter-se informado sobre acontecimentos envolvendo seus amigos, ou noticias, aliás, redes sociais também são causadoras e podem intensificar polêmicas. 
Cada usuário tem a sua página coom o seu perfil, o que gosta e que não gosta, suas fotos, videos e músicas preferidas, ele pode mostrar seu hobbie, divulgar eventos e festas e conversar via chat, mas tudo isso depende de cada rede. Você pode fazer configurações de segurança, caso não se sinta seguro em compartilhar suas informações com desconhecidos. A tendência é que cada vez mais o numero de pessoas interligadas via internet aumente cada vez mais, como por exemplo no Brasil, a estimativa hoje é que existe um computador a cada dois habitantes, e esse numero tende a duplicar até 2017, ou seja, mais pessoas usando o computador e se conectando em redes sociais.
 Giulia Bosi n13 - 1 A

Orkutização do Facebook


A história das redes sociais no Brasil com certeza foi marcada pela queda do Orkut e a popularização do Facebook.
O Orkut nada mais era do que um Facebook brasileiro, você podia ver as fotos de seus amigos, conversar com eles por mensagens particulares ou publicá-las em seu mural, a estrutura do site era quase igual ao Facebook, mas alguns fatores levaram a mudança dos usuários do Orkut para o Facebook.
Os basileiros começaram a se interessar pelo Facebook quando apareceram jogos de interação como o “mafia wars” onde se criava uma história mafiosa, podia entrar para clans, participar de guerras entre eles, bem, foi uma grande atração para os brasileiros.
Logo o orkut criou aplicativos variados mas não segurou os usuários, em pouco tempo os brasileiros passaram a usar o Facebook não somente para jogar e sim como a rede social que era.
Logo as classes A e B se “mudaram” para o Facebook deixando o Orkut para a classe C.
Mas, hoje quem continuou usando o Orkut mesmo após a chegada do
Facebook (classe C) esta “descobrindo” o Facebook e finalmente se mudando.

Brunno Antioro , n2 - 1A

Filme "A rede social"


O filme “Rede social”, apesar de contar a história da criação do Facebook, não utilizou a ajuda de nenhum de seus inventores ou principais trabalhadores, o roteiro fora uma adaptação do livro “The Accidental Billionaires”, este sim utilizou um de seus inventores (Eduardo Saverin).

Este se inicia na faculdade de Harvard, sendo seus alunos os respectivos criadores do Facebook. Após Erica namorada de Mark terminar o namoro, este cria um site junto de seu melhor amigo Eduardo, onde os homens escolhem as garotas mais bonitas da universidade. O site acabou gerando má fama com os diretores e as garotas, porém ao mesmo tempo gerou curiosidade de alguns indivíduos que perceberam uma habilidade em Mark, pois em uma noite que estava abalado e bêbado conseguira criar um site bom e que atraísse pessoas diferente.

Em pouco tempo, veio a ideia de Mark de fazer uma site onde pudessem ser compartilhadas as vidas sociais das pessoas, com ajudas de seus amigos na criação e financeiramente, o site rapidamente fora criado e logo tornou-se famoso em Harvard. Quando Mark encontra a sua ex-namorada, está não sabia da existência da rede social que existia apenas entre os alunos de Harvard, com isso seu inventor decide ampliar o sistema para outras universidades.

A namorada de Eduardo apresenta Parker um dos fundadores do Napster (site de musica), que consegue ser um dos sócios da mais nova rede social, apesar de Eduardo não gostar da ideia. Para Eduardo, a única contribuição de Parker, para o site foi de tirar o “The”, assim deixando apenas “Facebook”. Com a chegada de Parker houve desavenças entre Mark e Eduardo, que acabou congelando a conta do site, já que era o principal investidor. 

Para pagar as dividas Mark faz um acordo com novos investidores que exigem que a porcentagem do Eduardo caísse de 34% para 0,03%, quando Eduardo descobre este abre um processo contra seu ex-melhor amigo, que já estava sofrendo outro processo. Mark responde ambos os processos e faz acordos para resolvê-los. A cena final envolve Mark fazendo um pedido de amizade no Facebook, para sua ex-namorada. 

O próprio filme fora um sucesso assim como a rede social mostrada nele, ambos conquistarem os mais diferentes tipos de pessoas ao redor do mundo. O enredo rendeu uma série de prêmios desde quatro Golden Globes até quatro Oscars. 
Guilherme Benatti Rosa, nº14 1A

Myspace


O Myspace é uma rede social criada em 2003 por Tom Anderson e Christopher DeWolfe. Já chegou a ser a rede social mais usada no mundo, mas acabou perdendo sua popularidade por conta das novas redes que surgiram, como o Twitter e o Facebook. No Myspace é possivel publicar fotos, blogs e perfis. 
Os usuários também participavam de grupos criados por eles ou por seus amigos, recebiam “boletins”, que são recados enviados por amigos, mas que serão apagados automaticamente após 10 dias. 
A rede social também possui um karaokê, um aplicativo em que o usuário canta no karaoke, e seus amigos o avaliam. O Myspace anda com pouca visitação, e mesmo sendo recentemente comprado pela Specific Media, ele apenas irá diminuir sua popularidade se não criar algo inovador, que consiga recuperar todos os seus usuários.


Giulia Bosi , n13 - 1A

História do Tumblr

        Desde que a Internet virou algo disponível para todos, muitas redes sociais foram criadas, mas antes que elas virassem moda, os blogs eram mais utilizados. Hoje em dia, há essa disputa entre os dois, ate que David Karp decidiu inovar, e criou a mistura dos dois, o Tumblr. 
       
         Com cerca de 21 milhões de usuarios aproximadamente, esse novo sistema de “blogging” permite os usuários a postarem textos (Text), fotos (Photos), perguntas aos seus seguidores (Quote), endereços de sites (Link), diálogos (Chat), músicas e sons (Music), ou videos (Video). 


         Também é possivel seguir outros tumblrs, e saber o que eles postam tendo a opção de reblogar , ou seja, “repostar” o post, como se fosse um botão de Compartilhar no Facebook, ou um Retweet no Twitter. Tudo isso é visto na Dashboard, o lugar que é como se fosse a central do Tumblr, onde é visto o que os outros tumblrs estão postando, reblogando e respondendo nas perguntas que foram feitas a eles via “Ask”. 
        
         O que for postado ou reblogado por você aparecerá na Dashboard de quem te segue, e no seu Tumblr, que, mesmo quem não tem um, pode visitar! Ao contrário de muitas redes sociais, o Tumblr e um dos unicos que não tem versão em português, mesmo com 2 milhões de usuarios brasileiros, mas os idealizadores e diretores já estão pensando na versão pelo alto número de usuários brasileiros.

Giulia Bosi , n13 - 1A


Windows Live Messenger


Lançado em 1996, o Windows Live Messenger, mais conhecido como MSN, um programa de comunicação instantânea pela Internet, se tornou muito conhecido pelo mundo todo. Ganhou usuários rapidamente já que este é um programa prático para a comunicação entre os usuários.


Além da possibilidade de conversar online pela rede social, também é possível jogar jogos do próprio programa, conversar por WebCam e enviar anotações de voz.

Mais de 300 milhões de pessoas, em 76 países e em 48 idiomas usam o Messenger mensalmente, e um dos maiores números de usuários está concentrado no Brasil, 65% dos conectados no MSN vivem aqui. O Brasil só fica atrás ta Turquia (73% da população conectada) e do México (72%).

O número de ativos no Windows Live Messenger cresce mais e mais mensalmente, e está chegando em um número muito alto. Se o número de conectados crescem constantemente, daqui alguns anos quase toda a população do mundo estará cadastrada na rede.
  
Júlia Sabbanelli , n18 - 1A
Usuários ativos mensalmente





A concorrência do Facebook



           O Facebook, um site criado para diversão de diferentes pessoas, agradou tanto que mesmo no começo de sua existência, ameaçava grandes redes sociais, nos dias de hoje está rede superou seus adversários e eliminou a concorrência, em vários países. Os países que ainda não tem o Facebook como principal rede social, ou seja, que a maior parte da população não aderiu, são poucos e a cada dia as estatísticas de internautas criando suas contas no site, apenas aumentam.
    
         Seu maior concorrente, que tiveram uma aceitação maior em alguns países como Brasil e Índia, onde sua população aderiu o Orkut rapidamente. O Orkut está perdendo seu território na internet para o Facebook que em pouco tempo fez com que várias pessoas mudassem suas preferencias por rede social. 

         O fato de o Face estar sempre se inovando para tentar chegar mais perto dos internautas, sempre acrescentando novas funções que juntam a o lazer/diversão com o trabalho, como: empresas que criam uma conta, para divulgar seus produtos; anônimos criativos que fazem paginas interessantes e acabam ganhando dinheiro. Faz com que está rede supere sua principal adversária, que apesar de estar correndo atrás do prejuízo parasse que ficou muito distante e que nem ira conseguir amenizar sua situação. 

         Estas inovações do Face, também acabaram tirando a utilidade de outras redes sociais, como o MSN e Skype, já que o face também contem um sistema de mensagens, para uma ou um grupo de pessoas e até mesmo pode ser feita uma conversa de vós ou vídeo. O Skype fora menos prejudicado, por causa de uma parceria feita com o Facebook, onde provavelmente o sistema de vídeo e de voz utilizado é uma copia do Skype.

         Outra rede social que também fora afetada foi Tumblr, uma espécie de blog que tinha como particularidade, a criação de diferentes imagens por anônimos, que foram literalmente copiados para o Face. Dessa vez o prejuízo fora por causa dos frequentadores de ambas as redes que passaram o que achavam legal de uma rede para outra, isso fizeram com que internautas parassem de frequentar o Tumblr, pois muitas de suas imagens estavam circulando o Face, sem novidades o Tumblr perdeu a graça.

         Por enquanto é meio que impossível uma rede social superar o império do Facebook...
Guilherme Benatti Rosa, nº 14 1A

História do Formspring


Conhecido primeiramente como Formstack, um site que além de tudo incluía um serviço de perguntas, que era a parte mais utilizada no site pelos usuários, os criadores resolveram criar um site separado para que a única função deste fosse fazer perguntas, site conhecido hoje em dia como Formspring.
Logo quando foi lançada, esta Rede Social fez muito mais sucesso do que o site Formstack, e para não haver enganos, Formspring e Formstack se tornaram companhias diferentes.
A rede social fez muito sucesso e ganhou usuários rapidamente, só no Brasil há aproximadamente 4 milhões de cadastrados.
Apesar de ser muito popular, o Formspring ganhou aspectos muito negativos, pois começou a ser usado para a perseguição e bullying. Isso ocorreu pois as perguntas podiam ser feitas “anonimamente”, ou seja, um usuário poderia receber perguntas e mensagens de pessoas “desconhecidas”.
A prática de ofensa foi e é muito utilizado por adolescentes, que ofendem uns aos outros anonimamente, e acabam de uma certa forma prejudicando o emocional de algumas pessoas.
Houve até um caso de suicídio em Nova Iorque, por uma aluna de 17 anos da West Islip, NY High School, que suicidou – se após diversos comentários ofensivos sobre a mesma que estavam circulando pela rede social.
Mas decisões foram tomadas e agora, se precisar, os usuários podem fazer denuncias para a polícia pelo site por sofrerem ofensas ou forem alvo da prática do bullying.
A rede social deixou de ser utilizada por muitos usuários após esses conflitos, e se esses tipos de problemas continuarem, o Formspring um dia perderá completamente sua popularidade.

Júlia Sabbanelli,  n18  - 1A

História do Facebook



        Inicialmente fora criado uma pequena rede social que tinha o objetivo de relatar a vida social dos estudantes de Harvard. Em pouco tempo os criadores do “The Facebook”, Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin (brasileiro), Dustin Moskovitz e Chris Hughes, tiveram que expandir o site, pois em apenas duas horas o número de acessos deste fora de 2.200 pessoas. Após aumentar sua capacidade, o site passou a aderir novas universidades, assim tornando a rede mais séria. 
        O compromisso com a criação, fez com que alguns de seus inventores como Mark, largassem a universidade para tentar prosperar nos negócios. Fora alugada uma casa em Palo Alto, California que serviu de sede para o “The Facebook”. No mês de dezembro do mesmo ano de sua criação (2004), o site atingiu a marca de um milhão de usuários.  
        No ano seguinte, em 23 de agosto o facebook compra o domínio do “The Facebook”, o que gerou mudanças como a retirada do “The” deixando apenas “Facebook” e algumas outras atualizações no site, que tornaram-no mais amigável. Ocorrerá também neste ano, a expansão do “Facebook” para escolas e universidades de outros países de diferentes continentes, como Canadá, Irlanda e Nova Zelândia. 
        Por estar crescendo rapidamente em 2006 o “Facebook” recebeu uma oferta de $ 750 milhões, que não fora aceita. Meses depois a novidade chegara a Índia, antes de chegar à Alemanha e em Israel o site fora aperfeiçoado, recebendo recursos de blogs como tags (direciona a pessoa a assuntos específicos no site). No dia 11 do mês de setembro o “Facebook” fora aberto para todos, ou seja, pessoas do mundo inteiro de diferentes idades poderiam criar uma conta neste site.
        Com seu repentino crescimento o “Facebook” começou a despertar interesses em grandes companhias, como a Microsoft que acabou comprando 1.6% de suas ações por $240 milhões. Neste mesmo ano de 2007, a empresa conseguiu se aprimorar novamente, abrindo espaço para publicidades de diferentes empresas e produtos. O bilionário chinês Li Ka-Shing investiu $60 milhões no “Facebook”. 
        O “Facebook” cresceu 258% no Brasil, no ano de 2010, por causa do aumento de internautas e de sua divulgação junto à empresa telefônica, TIM. Paralelamente nos Estados Unidos o face atingirá 41,6% da população. No ano seguinte, seus criadores deixaram o site ainda melhor para seus internautas, com serviços de calendário, chamadas de viva voz e vídeo, graças a acordos feitos com outra rede social (Skype).
        Este crescimento também trouxe problemas ao site, como alguns processos do governo de alguns países ou de anônimos que sofreram danos na rede. Apesar de perderem muitos seguidores cerda de sete milhões, entre EUA e Canadá, o face continua sendo a maior rede social do mundo.
        Para mostrar que o “Facebook” continua forte apesar dos empecilhos sofridos no ano anterior, em 2012 Mark, continua investindo na aprimoração do site, em pequenas mudanças, além da compra do Instagram (uma nova rede social que estava fazendo sucesso) por quase 1 bilhão de dólares.
        Este é o império de 8 anos de Mark Zuckerberg, atual dono do “Facebook”.

Guilherme Benatti Rosa, nº14 1A

História do Instagram


            Tudo começou com um aplicativo complicado, mais conhecido como Burbn, criado pelo brasileiro Mike Krieger e Kevin Sytrom, para a edição de fotos que precisava ser repensado e se transformar em algo mais prático, algo melhor, e o resultado foi o mais novo e conhecido aplicativo: Instagram.                          
Há dois anos atrás, era apenas uma ideia, e após algum tempo foi publicado na App Store, fazendo muito sucesso e ganhando muitos usuários de uma forma rápida, chegou ao marco de 1 milhão de adeptos em apenas três meses após sua publicação.           
Deixando de ser apenas um aplicativo para o uso em dispositivos da Apple, que aplica filtros às imagens e as compartilha em redes sociais como Twitter e Facebook, o Instagram passa a ser considerado uma Rede Social, podendo curtir e comentar as fotos publicadas na rede.           
E uma notícia que chocou várias pessoas nos últimos dias foi a compra do Instagram pelo Facebook, que comprou o aplicativo 17 meses depois de seu lançamento no mercado.           
Realmente este aplicativo se tornou conhecido e teve uma história muito rápida, ganhando muitos usuários em pouco tempo, e agora comprado pelo Fabebook por 1 bilhão de Dóllares, ganhará muito mais prestígio.            
 O programa tem vantagens, agora é disponível para Andróids e além de permitir a aplicação de filtros nas fotos, permite interagir com outras pessoas e com as suas fotos e criações.            
Hoje o número de usuário já passou de 15 milhões, e agora pertencendo ao Facebook, onde esse número chegará?
Júlia Sabbanelli, n18 - 1 A