quarta-feira, 18 de abril de 2012

História do Facebook



        Inicialmente fora criado uma pequena rede social que tinha o objetivo de relatar a vida social dos estudantes de Harvard. Em pouco tempo os criadores do “The Facebook”, Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin (brasileiro), Dustin Moskovitz e Chris Hughes, tiveram que expandir o site, pois em apenas duas horas o número de acessos deste fora de 2.200 pessoas. Após aumentar sua capacidade, o site passou a aderir novas universidades, assim tornando a rede mais séria. 
        O compromisso com a criação, fez com que alguns de seus inventores como Mark, largassem a universidade para tentar prosperar nos negócios. Fora alugada uma casa em Palo Alto, California que serviu de sede para o “The Facebook”. No mês de dezembro do mesmo ano de sua criação (2004), o site atingiu a marca de um milhão de usuários.  
        No ano seguinte, em 23 de agosto o facebook compra o domínio do “The Facebook”, o que gerou mudanças como a retirada do “The” deixando apenas “Facebook” e algumas outras atualizações no site, que tornaram-no mais amigável. Ocorrerá também neste ano, a expansão do “Facebook” para escolas e universidades de outros países de diferentes continentes, como Canadá, Irlanda e Nova Zelândia. 
        Por estar crescendo rapidamente em 2006 o “Facebook” recebeu uma oferta de $ 750 milhões, que não fora aceita. Meses depois a novidade chegara a Índia, antes de chegar à Alemanha e em Israel o site fora aperfeiçoado, recebendo recursos de blogs como tags (direciona a pessoa a assuntos específicos no site). No dia 11 do mês de setembro o “Facebook” fora aberto para todos, ou seja, pessoas do mundo inteiro de diferentes idades poderiam criar uma conta neste site.
        Com seu repentino crescimento o “Facebook” começou a despertar interesses em grandes companhias, como a Microsoft que acabou comprando 1.6% de suas ações por $240 milhões. Neste mesmo ano de 2007, a empresa conseguiu se aprimorar novamente, abrindo espaço para publicidades de diferentes empresas e produtos. O bilionário chinês Li Ka-Shing investiu $60 milhões no “Facebook”. 
        O “Facebook” cresceu 258% no Brasil, no ano de 2010, por causa do aumento de internautas e de sua divulgação junto à empresa telefônica, TIM. Paralelamente nos Estados Unidos o face atingirá 41,6% da população. No ano seguinte, seus criadores deixaram o site ainda melhor para seus internautas, com serviços de calendário, chamadas de viva voz e vídeo, graças a acordos feitos com outra rede social (Skype).
        Este crescimento também trouxe problemas ao site, como alguns processos do governo de alguns países ou de anônimos que sofreram danos na rede. Apesar de perderem muitos seguidores cerda de sete milhões, entre EUA e Canadá, o face continua sendo a maior rede social do mundo.
        Para mostrar que o “Facebook” continua forte apesar dos empecilhos sofridos no ano anterior, em 2012 Mark, continua investindo na aprimoração do site, em pequenas mudanças, além da compra do Instagram (uma nova rede social que estava fazendo sucesso) por quase 1 bilhão de dólares.
        Este é o império de 8 anos de Mark Zuckerberg, atual dono do “Facebook”.

Guilherme Benatti Rosa, nº14 1A

Um comentário: